Doenças Venosas: entenda sobre o assunto e atente-se aos sinais

As doenças venosas caracterizam-se pela dificuldade das veias cumprirem o seu papel de transportar o sangue de volta ao coração dos membros inferiores, superiores ou dos demais órgãos do corpo. A diminuição da capacidade desses vasos exercerem suas funções adequadamente faz com que o sangue fique estagnado em determinado local, por exemplo nas pernas, podendo resultar em alterações irreversíveis na região afetada, como escurecimento da pele ou feridas de difícil cicatrização.

Conheça as doenças venosas mais comuns

Varizes e Fleboestética

As varizes constituem veias superficiais dilatadas e tortuosas, com perda da função de fazer o retorno adequado do sangue dos membros inferiores. Entre os sinais e sintomas, podem surgir pequenas veias azuladas ou esverdeadas por todo o membro, comumente nas laterais das coxas ou atrás dos joelhos, sensação de peso e inchaço das pernas, coceira e até o escurecimento da pele na região dos tornozelos. Para o reparo desses vasos, dispomos da FLEBOESTÉTICA – área que se dedica ao tratamento estético e funcional das varizes por meio da adoção de técnicas injetáveis, laser endovenoso ou transdérmico e microcirurgias.

Úlceras Venosas

Trata-se de um tipo de ferida que surge nos membros inferiores, principalmente no tornozelo, caracterizada pela fase avançada da doença venosa devido à dificuldade do retorno do sangue. Assim, o acúmulo de sangue nas pernas leva à inflamação intensa local, desenvolvendo, em grau mais elevado, feridas dolorosas e de difícil cicatrização se não tratadas adequadamente.

Varizes Pélvicas e Síndrome de Congestão Pélvica

As varizes pélvicas são veias dilatadas, tortuosas e com função comprometida dentro da cavidade abdominal, especialmente ao redor do útero e dos ovários, resultante da dificuldade do retorno de sangue na região pélvica. O sintoma mais comum é a dor e sensação de peso na região inferior do abdome, podendo também incluir desconforto na relação sexual, cólicas menstruais intensas e peso nas pernas durante o período menstrual. Além disso, é comum o surgimento de veias dilatadas na região da virilha, da vulva e vagina ou nos glúteos.

Trombose Venosa Profunda ou Superficial

A trombose venosa caracteriza-se pela formação de coágulos (trombos) em uma ou mais veias do corpo humano. É mais comum nos membros inferiores, e pode se formar em uma veia superficial (tromboflebite superficial) ou em uma veia profunda. Geralmente se desenvolve em pacientes que submeteram-se a algum procedimento cirúrgico, trauma ou imobilização prolongada, como longas viagens, por exemplo. Quanto aos sintomas, pode-se observar dor súbita no membro acometido, associado ao edema assimétrico (inchaço somente de uma das pernas), vermelhidão e empastamento ou rigidez da musculatura. Sua complicação mais grave é a embolia pulmonar, em que o coágulo se desprende da parede do vaso e alcança a circulação do pulmão.

Síndrome de May-Thurner ou Síndrome de Cockett

Esta é uma patologia na qual a artéria ilíaca direita comprime a veia ilíaca esquerda quando se cruzam na pelve, gerando uma oclusão parcial ou total da veia. Em decorrência dessa compressão, pode haver a formação de trombos e o desenvolvimento de varizes pélvicas ou do membro inferior esquerdo.