Doenças Arteriais: entenda sobre o assunto e atente-se aos sinais

As doenças arteriais referem-se ao conjunto de alterações que afetam especificamente as artérias, ou seja, os vasos responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do coração para os órgãos e tecidos do organismo.

Conheça as doenças arteriais mais comuns

Aneurisma Arterial

Consiste na dilatação anormal e permanente de mais de 50% no diâmetro de um vaso, neste caso de uma artéria. O aneurisma pode ocorrer em qualquer vaso do corpo, sendo a localização mais comum na artéria aorta. Devido ao aumento progressivo do seu diâmetro, pode ocasionar ruptura do vaso e consequentemente hemorragia, além de formação de trombos (coágulos) e oclusão da circulação. Seu crescimento costuma ser assintomático, apresentando sintomas mais frequentemente quando se rompe. Entre as principais causas do aneurisma estão a genética, a hipertensão arterial mal controlada e o tabagismo.

Dissecção de Aorta

Refere-se ao rompimento de uma das camadas que compõem a parede da artéria, fazendo com que o fluxo de sangue saia do trajeto usual e penetre na parede do vaso, podendo causar oclusão da circulação e, assim, diminuição de oxigenação dos tecidos por falta de sangue (isquemia). O principal sintoma é a dor súbita na região acometida e seu prognóstico está relacionado com o tipo de dissecção e sua localização.

Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)

Esta patologia ocorre em virtude do estreitamento ou obstrução crônica dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar sangue para nutrir os órgãos ou membros. Quando acometem os membros inferiores, os sintomas iniciais geralmente são dores nas pernas ao caminhar, mas em alguns casos o primeiro sinal pode ser uma lesão nos dedos dos pés. Essa condição ocorre principalmente pelo envelhecimento das artérias e acúmulo de gordura nestas (aterosclerose), estando intimamente ligada ao tabagismo e sedentarismo.

Estenose de Artéria Carótida

Trata-se da obstrução parcial ou total da artéria carótida, cuja função é garantir o fluxo sanguíneo ao cérebro. Inicialmente, essa lesão pode não provocar sintomas, porém em casos mais graves está relacionado com o Ataque Isquêmico Transitório (AIT) ou o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Pé Diabético

Essa condição está entre as complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus e suas consequências podem ser dramáticas para a vida do paciente por diversas razões, desde o surgimento de feridas crônicas e infecções, até amputações dos membros inferiores. Os sintomas podem incluir perda de sensibilidade no pé, dormência ou formigamentos, bem como feridas sem dor. Por decorrer dos altos níveis de glicose no sangue, recomenda-se o controle rigoroso da glicemia e acompanhamento periódico.