Cirurgias de Varizes: o cuidado que você precisa

A cirurgia de varizes está recomendada no momento em que os tratamentos não-invasivos são incapazes de solucionar os sintomas apresentados ou quando as alterações estéticas têm maior importância para o paciente. Há diversos tipos de procedimentos indicados para a resolução das varizes, entretanto, a escolha deve ser individualizada em busca do melhor resultado possível de modo a evitar recidivas precoces e melhorar o bem-estar do paciente.

Conheça as cirurgias de varizes mais comuns

Microcirurgia de Varizes

A microcirurgia de varizes consiste na retirada das veias varicosas (flebectomia), sendo um dos procedimentos mais comuns no tratamento de varizes. Considerado minimamente invasivo, o procedimento consiste na realização de microincisões e retirada das veias doentes com o auxílio de agulhas ou ganchos cirúrgicos.

Safenectomia (Retirada da Safena)

Muitas vezes, a doença venosa está relacionada com a alteração da veia safena. Temos duas veias safenas em cada perna (Safena Magna e Safena Parva) e, dependendo da alteração, a cirurgia para a retirada desse vaso está indicada para o restabelecimento adequado do fluxo sanguíneo no membro. Pode-se retirar a veia inteira ou parte dela, dependendo do problema.

Termoablação Endovenosa

Atualmente, há uma técnica menos invasiva para o tratamento da veia safena na doença venosa. Através de uma punção e introdução de uma fibra, a veia doente é ocluída através do calor gerado pela fibra na parede do vaso, excluindo-a da circulação. Dessa forma, o retorno sanguíneo se faz através das veias que estão sadias, melhorando a circulação venosa do membro. Assim, evita-se a retirada da veia, diminuindo o risco de possíveis complicações, como dor, hematomas e formigamentos, além do retorno às atividades mais precocemente. Existem dois tipos de termoablação endovenosa: o laser endovenoso e a radiofrequência. A longo prazo não há diferença de resultado entre as duas técnicas.