Escleroterapia com Espuma Ecoguiada

A escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento para veias de maior calibre (como a safena, por exemplo) realizado em consultório com o auxílio do Ecodoppler (ultrassom vascular). Através de uma ou mais punções na veia doente, a espuma (polidocanol) é injetada causando a obliteração do vaso, evitando-se em muitos casos a cirurgia.

Cuidando da sua saúde vascular

Como funciona?

O procedimento consiste na aplicação da substância polidocanol em forma de espuma dentro da luz da veia a ser tratada, a qual é visualizada através do ultrassom. A finalidade é a aderência do medicamento na parede da veia, causando a oclusão deste através de reações físico-químicas.

Quando é indicada?

Este procedimento tem indicações específicas. Quando bem indicado, é um excelente método para tratamento de veias de maior calibre, como as safenas, especialmente naqueles pacientes com feridas de origem venosa ou em indivíduos sintomáticos que apresentam um risco elevado de serem submetidos a procedimento cirúrgico-anestésico.

Quantas sessões são necessárias?

Em geral, com uma sessão é possível a oclusão da veia a ser tratada. Após um período de duas a quatro semanas é realizado um exame de ecodoppler de controle para avaliação do vaso tratado.

Quais os benefícios?

A escleroterapia com espuma ecoguiada é menos complexa do que um procedimento cirúrgico e tem um dos maiores benefícios na cicatrização de feridas venosas. É realizada no consultório, sem necessidade de anestesia ou repouso.