Doenças Linfáticas: entenda sobre o assunto e atente-se aos sinais

As doenças linfáticas estão relacionadas à alterações no funcionamento do sistema linfático, isto é, uma complexa rede de vasos, tecidos e órgãos responsáveis em manter o equilíbrio dos fluidos do nosso corpo. Além de coletar o excesso de fluidos das células e tecidos, os vasos linfáticos também têm a função de defesa do organismo, transportando a linfa para os gânglios e circulação venosa.

No caso de uma eventual interrupção ou dano nesse transporte, ocorre a diminuição da circulação da linfa pelo corpo, fazendo com que essa linfa acumulada saia do vaso linfático e invada a pele e tecido subcutâneo. Assim, dor, edemas (inchaços), bem como deformidades algumas vezes irreversíveis dos membros são algumas das possíveis consequências.

Conheça as doenças linfáticas mais comuns

Linfedemas

O linfedema constitui o acúmulo de líquido linfático (linfa) no tecido adiposo em decorrência de uma obstrução na circulação linfática, gerando, gradativamente, sérias repercussões funcionais e estéticas. Podem ser congênitos, com alteração desde o nascimento, ou adquiridos, secundários à alguma condição como cirurgias ou tumores, por exemplo. Entre os sintomas estão dor, sensação de peso, edema (inchaços), dificuldade de movimentação do membro acometido e até úlceras (feridas).

Linfangites e Erisipelas

A linfangite designa a inflamação dos vasos linfáticos que pode ser causada por uma série de agressores. Já a erisipela é uma linfangite infecciosa, decorrente de um tipo específico de bactéria, denominado estreptococo, que agride os vasos linfáticos. Seu tratamento é essencialmente clínico, baseado em antibióticos, terapia compressiva e drenagem postural do membro acometido.