Você acorda em cima da hora, toma o café da manhã e o banho apressadamente, trabalha num ambiente de muita pressão, passa a maior parte do dia em posição sentada e mal tem tempo para se hidratar adequadamente? É bem provável que a sua resposta seja SIM para grande parte. Embora essa rotina seja bastante comum no mundo atual, sabe o que isso pode levar a médio e longo prazo? Bem, além de favorecer sensações como irritabilidade, impaciência e tensão muscular, você está comprometendo seriamente a sua saúde vascular. Foi para fazer esse alerta que selecionamos o que você precisa saber sobre saúde vascular para compreender a importância de mudar esses hábitos o mais rápido possível.
Para começar, vale dizer que a saúde vascular é imprescindível até para nossas atividades diárias mais simples e está em plena atividade mesmo quando estamos dormindo. É quem desempenha a função de transportar sangue rico em oxigênio para os tecidos do organismo, garantindo o seu bom funcionamento. E mais: também é responsável por remover toxinas dos tecidos, transportar hormônios e promover a defesa imunológica. Entende agora a importância de adotar alguns cuidados diários para manter todo esse sistema em perfeito funcionamento?
Alguns hábitos que praticamos diariamente podem ser grandes aliados, enquanto outros podem ser bastante prejudiciais. Às vezes uma pequena mudança pode gerar uma grande evolução na sua saúde!
Mantenha uma alimentação saudável
A alimentação saudável é a base para quem deseja ter uma saúde vascular adequada. Evitar o consumo de açúcares, refrigerantes e carboidratos em excesso são fundamentais.
Nesse sentido, a baixa incidência de doenças em alguns povos chamou a atenção para as suas dietas. Por exemplo, os esquimós, com sua alimentação baseada em peixes e produtos do mar ricos em ômega 3 e 6, têm baixos riscos de doenças cardiovasculares, assim como os franceses consumidores de vinho tinto. Os orientais, além de frutas e verduras, comem muitos alimentos feitos com extrato de soja, que contém isoflavonas, substância com grande capacidade antioxidante e antiinflamatória, associados a um baixo índice de câncer de mama.
Assim, a ideia é ingerir comida de verdade! Descasque mais e desembale menos!
Controle o seu peso
Pessoas com sobrepeso têm maior predisposição para desenvolver doenças arteriais, diabetes e também varizes. Essas últimas acontecem em razão da dificuldade do retorno do sangue dos membros inferiores pelo aumento da pressão abdominal.
Corte o hábito de fumar
Assim como o excesso de álcool e demais substâncias tóxicas, o consumo de tabaco pode agravar problemas no sistema circulatório. Infartos, derrames e amputações de membros estão diretamente relacionados ao tabagismo.
Exercite seu corpo
Além da importância na saúde mental, a atividade física ajuda muito na saúde vascular. A musculatura da panturrilha, por exemplo, é considerada o “coração das pernas”, afinal, a cada contração muscular o sangue é bombeado de volta dos membros, ativando a circulação. Por isso, permanecer com a musculatura parada por muito tempo favorece o surgimento de diversas patologias, a exemplo de varizes e trombose venosa.
Hidrate-se adequadamente
Água, sucos e chás (sem açúcar) são recomendados para melhorar a circulação do sangue. Isso porque a hidratação garante que o sangue torne-se menos viscoso e garanta a melhor irrigação dos tecidos, evitando a trombose, por exemplo. Aqui vale lembrar que o consumo excessivo de álcool, apesar de líquido, provoca desidratação, facilitando a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.
Controle eventuais doenças
Pessoas com pressão alta ou diabetes em descontrole têm maior risco de desenvolver complicações circulatórias, como infarto do miocárdio, AVC (derrame), insuficiência cardíaca ou danos vasculares diversos.
Faça check-up vascular periodicamente
O check-up vascular permite detectar eventuais patologias em estágio precoce e, principalmente, trabalhar de maneira preventiva. Com uma avaliação minuciosa e a realização de exames específicos, torna-se muito mais fácil manter a saúde vascular em dia e evitar futuras complicações.
Pronto. Recado dado, importância percebida e agora a missão é praticar!
Hábitos saudáveis e acompanhamento médico especializado podem ajudar a prevenir consequências vasculares graves. Portanto, informe-se, observe os sinais do corpo e faça check-ups periódicos, combinado?