Cuidar da sua saúde vascular com qualidade e segurança é o nosso maior compromisso.
Cirurgias Endovasculares: o cuidado que você precisa
A cirurgia endovascular é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que possibilita o tratamento de doenças vasculares (arteriais ou venosas) utilizando cateteres, guias, balões dilatadores e stents manipulados à distância. Com o uso de contrastes e raios-x, estes dispositivos navegam pelo sistema circulatório guiados pelo médico através da visualização em monitores e possibilitam tratar inúmeras patologias com pequenos cortes ou, muitas vezes, com apenas uma punção na virilha ou no braço. Entre os procedimentos que podem ser tratados por cirurgias endovasculares estão angioplastias arteriais e venosas, bem como a correção de aneurismas.
Conheça as cirurgias endovasculares mais comuns
Angioplastia Arterial e Venosa
Angioplastia refere-se ao processo de desobstrução de uma artéria ou veia com a adoção de balões dilatadores ou de um stent (pequeno tubo metálico). Ao serem usados, esses dispositivos promovem a abertura do interior do vaso e, consequentemente, a melhora no fluxo sanguíneo.
Além disso, em alguns casos graves de trombose venosa ou tromboembolismo pulmonar é possível a dissolução do trombo com medicamentos introduzidos em cateteres endovasculares.
Correção de Aneurisma
A técnica endovascular da correção do aneurisma é realizada através da introdução de uma prótese endovascular e fixação desta por dentro do vaso doente com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo, evitando que a pressão do sangue fique em contato com a parede frágil do vaso dilatado. Assim, diminui-se o risco de o aneurisma aumentar e, consequentemente, ocasionar a sua ruptura.